domingo, 17 de agosto de 2008

Minha velha Nova Paixão !!





HABANERO PEPPER - CAPSICUM CHINENSE - MÉXICO


Originária do Caribe e da Costa Norte do México foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias


Tem um sabor muito forte e um aroma acentuado, eu diria Frutoso, é muito popular no México





Tem um sabor forte que persiste na boca, Suas cores variam entre o Amarelo, Laranja e Vermelho

Considerada depois da Red Savina a 3 pimenta mais forte do mundo!

É plantada exclusivamente na Peninsula de Yucatan e no Brasil também !

Seu sabor é inigualável .. pode ser utilizada fresca, para molhos, defumada, em pó etc..



Uma das minhas Habaneros, ma ra vi lho sa !! Paixão atual .. super pungente..não dá vontade de parar de olhar ..
Frutos e sementes disponíveis
I M P E R D Í V E L ! FRUTOSA !
SABOR INIGUALÁVEL

Participem comunidades Orkut


PARTICIPEM DAS NOSSAS COMUNIDADES NO ORKUT
É SÓ CLICAR
INSCREVAM-SE
MINI LEGUMES E MINI FRUTAS


Sorvete de Pimenta com Calda de Chocolate Quente




Sorvete de pimenta com calda quente de chocolate

Ingredientes:·
1 pote de 2 litros de sorvete de creme· 1 pote de geléia de pimenta (cerca de 190 g)· 200 g de chocolate meio-amargo picado· ¾ xícara (chá) de água· 1 colher (sopa) de açúcar ¼ xícara (chá) de creme de leite fresco· 1 colher (chá) de manteiga· 1 colher (sopa) de rum
Modo de Preparo:Deixe o sorvete em temperatura ambiente até ficar levemente amolecido. Misture a geléia e volte o sorvete para o freezer.
Para a calda, coloque o chocolate, a água, e o açúcar numa panela em banho-maria. Deixe em fogo baixo mexendo sempre até o chocolate derreter completamente. Continue cozinhando em banho-maria por mais 15 minutos mexendo de vez em quando. Retire do fogo e misture o resto dos ingredientes.
Sirva imediatamente sobre o sorvete ou conserve em geladeira para uso posterior, neste caso reaqueça a calda em fogo baixo

continuação dos Indios X Pimentas

pimenta da foto Malagueta - Sementes disponíveis
Achei a continuação deste artigo... o qual refere-se a um encontro realizado em 2007,encontro este agora realizado na comunidade de Canada, médio Rio Ayari, na terra indígena Alto Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM), la discutiram a tal da comercialização da pimenta que as mulheres das tribos produzem, pimenta em pó chamada de Aatti Iipepe, popularmente conheçida como Jiquitaia, este pimenta é consumida e processada por estes povos a milenios.Grupos de pesquisadores fazem o levantamento das pimentas, anotam o nome da mulher, seu clã, a comunidade de origem, idade, nomes dos tipos de pimenta na lingua boniwa e a forma com q a pessoa adquiriu as pimentas, muitas vezes elas ganham as mudas de herança de suas mães e avós..Censo das pimentasForam encontradas 1991 pés de pimenta nas roças de 70 mulheres e desse total se contabilizou 41 tipos de pimentas encontradas na região Içana-Ayari.
Atualmente os desafios destes são de montar uma infra-estrutura para comerçialização das pimentas - (O que eu duvido Muito! ) e a obtenção de certificação do Ministério da agricultura.. Como sempre!!! embarrerando!...bom.. as pimentas já poderiam estar circulando por ai.. porém existe uma grande dificuldade do Ministério da Agricultura nesta liberação.. pois ainda não se adaptaram a produções artezanais, e é lógico que esta produção indígena é totalmente artezanal!Então nos resta aguardar uma noticia positiva em relação a circulação destas beldades que estou no aguardo....
Fonte - Socioambiental

ainda sobre Indios e Pimentas



Pimenta da foto Olho de Peixe - Amazonas - Sementes disponíveis


Baniwa - Alto do Rio Negro

Em um encontro realizado na Comunidade Tucumã-rupitá (Rio Içana), as mulheres indigenas apresentaram o que andam produzindo nas suas plantações tradicionais, tal encontro reuniu mulheres indígenas de várias tribos do Rio Içana a maioria da tribo indígena Baniwa que dividem suas terras com as tribos Wanano, Kubeua e Coripaco - Terra no Alto do Rio Negro - fronteira com a Venezuela e Colombia.Durante esse encontro as indias Baniwa apresentaram iguarias, iguarias estas relacionadas a nossa maior paixão - PIMENTAS ! - de diferentes formas, cores, aromas e picancia.. processadas EXCLUSIVAMENTE por mulheres, este é um trabalho exclusivamente Feminino ! , os homens da tribo são artezãos..Este encontro tinha como por objetivo "Lançar" as pimentas Baniwa no mercado do Sudeste, a diversidade destas pimentas chamou muita atenção e o maior destaque do encontro relacionava a diversidade das pimentas que as mulheres cultivam na Bacia do Içana.Estes frutos totalizavam - INCRÍVELLLLLLLL - 107 variedades !! Meu deus !! daria tudo pra estar lá!! ... segundo uma pesquisadora da Tribo , " pesquisando o livro dos "brancos" verificou-se que existem 5 especies de pimentas cultivadas no Brasil, no Rio Içana s cultivam as 5 , alem disto cultivamos mais 22 variedades de pimentas que pertencem a estas 5 espécies..suspeitamos quealgumas destas variedades são exclusivas plantadas só aqui pelo povo Baniwa "...Esse encontro aconteçeu a 3 anos atrás.. e estou aguardando a implementação do objetivo deste projeto ansiosamente para descobrir quais são estas espécies, o aroma a pungencia e o sabor destas pimentinhas por aqui no sudeste... woww não vejo a hora!! quem sabe.. (Com certeza.. planta-las ppor aqui!! uhuhhuuu)..

Fonte Instituto SocioAmbiental

INDIOS X PIMENTAS - DESCOBERTAS


PIMENTA DA FOTO - MURUPI - SEMENTES E FRUTOS DISPONÍVEIS
Produtores de Pimentas Vermelhas - Roraima
O Conselho dos Povos Indígenas de Roraima (CIR) atua na região da Floresta Amazônica onde estão mais fortemente concentradas. Inclui oito grupos étnicos, inclusive os Yanomami, os Makuxi, os Wapixana e os Wai-Wai. O conselho, formado há 20 anos, agora representa mais de 20.000 índios. A região mais simbólica é Raposa-Serra do Sol, onde tem ocorrido muita violência contra os índios em anos recentes. Lá eles produzem a pimenta malagueta (chamada capsicum ou pimi ’ro no dialeto local), que é usada em receitas Makuxi desde os tempos antigos. As pimentas são colhidas, secas, moídas e embaladas para o mercado consumidor. Uma iniciativa educacional que envolve as escolas locais freqüentadas por crianças indígenas está em curso para permitir que essa pimenta recupere seu valor cultural original, graças às pimenteiras, mulheres que vivem em aldeias Makuxi que ainda sabem como as pimentas eram usadas tradicionalmente.
fonte Slowfood

PLANTANDO PIMENTAS


Clima e Solo
A temperatura mé dia deve girar em torno de 25 graus. Temperaturas inferiores a 15 graus prejudicam o desenvolvimento da planta, o solo deve ser leve e apresentar boa drenagem.
Plantio
Nas regiões frias devem ser plantadas de agosto a outubro e nas regiões mais quentes, em qualquer época do ano. As sementes devem ser plantadas em sementeiras ,
A germinação ocorrerá de 15 a 20 dias após o plantio, as mudas deverão ser transplantadas quando tiverem de 4 a 6 folhas, as mudas devem ser transplantadas para o campo, canteiro ou vaso com 15 - 20 cmde altura, ou seja após 50-60 dias após a semeadura.

IMPORTANTE !

Use sempre luvas para manusear pimentas..nunca beba agua ! - oleo e agua não se misturam logo o ardor será distribuído por toda boca..
Beba Leite, iogurte ou creme de leite,coma arroz ou pão que absorveram a capsaína.
Suco de limão fresco ou suco de tomate tb são recomendados..


RECEITA - GELATO DE MORANGO COM PIMENTAS

Gelado de Morango com Pimentas
Ingredientes:(para 4 pessoas)
- 250 ml de creme de leite fresco- 1 ½ colher de sopa de açúcar- 1 colher de café de Tabasco ou outro molho de pimenta vermelha- Suco de meio limão- 2 colheres de sopa de gin- Pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)- Calda de chocolate- Sorvete de morango- Pimenta dedo-de-moça
Preparo:
- Numa vasilha, coloque o creme de leite bem gelado. Junte o açúcar e o Tabasco, e bata delicadamente com um batedor.- Vá juntando o suco de limão aos poucos, sem parar de bater. Acrescente o gin, sempre sem deixar de bater.
Reserve em geladeira até a hora de servir.
- Monte o prato colocando o sorvete no centro e espalhando a calda ao redor. Faça fios com a calda de chocolate sobre o molho.- Polvilhe a pimenta-do-reino moída sobre toda a receita, decore com fatias de limão e uma pimenta inteira em cada prato.
Sirva imediatamente.

Receita - Salmão Grelhado com Molho de Pimentas Secas



Salmao Grelhado com Molho de Pimentas Secas
Ingredientes:
700 g de files de salmão fresco (ou postas finas) 2 colheres de chá de azeite de oliva 2 colheres de sopa de suco de limão fresco
Para o molho:
2 colheres de chá de azeite 1 cebola média picada 1 xícara de pimentas secas vermelhas bem picadas 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
1 colher de chá de orégano seco Pimenta do reino moída na hora e sal a gosto
Modo de Preparo:
Misture o suco de limão com o azeite de oliva e esfregue bem nos filés e deixe descansar por 10 minutos. Para fazer o molho esquente o azeite numa frigideira média em fogo baixo. Coloque a cebola e deixe por 5 minutos. Liquidifique o purê de cebola com as pimentas picadas secas. Adicione o leite desnatado e o orégano. Tempere com pimenta do reino e mexa bem. Coloque os filés de salmão numa grelha a 15 cm do fogo ou fonte de calor e deixe grelhar por 10 a 13 minutos até ficar macio. Esquente o molho em uma panela.
Para servir, despeje uma colher do molho no prato raso, adicione o filé por cima (100 g) e cubra com outra colher do molho.
Repita a operação para as outras porções.
Rendimento: 6 porções

Quem conheçe(!)

Quem conheçe(!)
Pimenta muruci pimenta da região amazônica que é semelhante ao fruto que tem o mesmo nome. Pimenta mata-frade pimenta da região Amazônica, pequena, arredondada, de cor violeta, com alto teor de ardência.

O Norte e suas pimentas
A culinária nortista, tropical e ecológica, é acompanhada por uma grande variedade de pimentas: cajurana, mata-frade, murupi, camapu, murici, olho-de-peixe, ova de aruana, pimenta de-cheiro, e olho-de-pomba

... "Existe na Amazônia, entretanto, uma variedade para todos os gostos.
Além da malagueta, que ali se encontra em abundância e é cultivada nas hortas e jardins de muitas residências, ... a murupi, engelhada e amarela, a muruci, a camapu, semelhantes aos frutos do mesmo nome: ova de aruana, carsari, .. olho-de-pomba, olho-de-peixe, pimenta-josefa, cajurana, pimenta-pacova e mata-frade.
Disputa esta, com a malagueta, um ardor capaz de fazer lacrimejar. Concorre com as pimentas em arder nos lábios uma erva chamada jambu, que se usa de preferência no tucupi e esverdeia aquele caldo amarelo com as propriedades que têm suas folhas de mudar-lhe a cor.
Os paraenses não dispensam o jambu no tacacá e um dos prazeres que lhe proporciona esta erva é o de ficarem com a língua e os lábios ardendo gostosamente.Se a malagueta verde, segundo o testemunho de Sodré Viana, é a "matéria-prima do molho baiano", a pimenta-de-cheiro é a base do molho que dá gosto à culinária amazônica.'
Fonte Jangada do Brasil
... "If you want to catch fire, burn your tongue and your throat, try the whole range of chilies found in beautiful colours and shapes such as malagueta, olho-de-peixe,de cheiro, Josefa, murupi, mata frade, rosa, chumbinho, camapú, cajurana, caçari, muruci, olho de pombo, comari, each one with its own distinct flavor and fit to go with a certain dish. It is well recommended, in order to make it milder on the palate, to quench the firechilies with forest fruits, some already popular in the towns and others more common by the river margins...'
fonte Amazon Flavour

Interessante - Curiosidades !

Hans Staden, no seu livro Duas Viagens ao Brasil, relata - como os índios utilizavam as pimentas para combater tanto os inimigos estrangeiros quanto os de outras tribos: "Ouvi-lhes dizer também que utilizam pimenta, que há em sua terra, e com que conseguem afugentar das fortificações seus inimigos. Isto se dá da seguinte maneira: quando o vento sopra, fazem uma grande fogueira e lançam-lhe dentro um montão de pés de pimenta. Se a fumaça dá de encontro às cabanas, o inimigo tem então de sair para fora."
O mesmo procedimento era usado para capturar os invasores que chegavam em embarcações. Quando os caetés, os primeiros brasileiros a usarem a pimenta como arma, poderiam imaginar que, 500 anos depois, seu princípio seria copiado pelos brancos, em forma de spray e espuma de pimenta, usada pelas polícias de diversos países para deter criminosos ou manifestantes?
Segundo o livro História Concisa do Brasil (Boris Fausto), a pimenta era utilizada para tornar tragável a carne que seria consumida. O motivo é que grandes quantidades de gado eram abatidas no início do verão e a carne era armazenada precariamente, chegando a apodrecer. É aí que a pimenta entra: ela disfarçava o gosto de podre.

Fonte - Dell Antonio

Sobre Pimentas ...





sementes de pimenta de cheiro baiana - disponíveis!!
As pimentas e os pimentões pertencem à família Solanaceae e ao gênero Capsicum.
Este gênero possui de 20-25 espécies, normalmente classificadas de acordo com o nível de domesticação.
O Brasil destaca-se por possuir ampla diversidade em todas as categorias e contempla 4 espécies domesticadas:
· Capsicum annuum var. annuum ·
Capsicum baccatum var. pendulum ·
Capsicum chinense ·
Capsicum frutescens
Existem ainda 3 espécies semi-domesticadas: ·
Capsicum annuum var. glabriusculum
· Capsicum baccatum var. praetermissum
· Capsicum baccatum var. bacctaum
· E também 8 a 10 espécies silvestres.

Pimentas ...


Nenhum condimento provoca tanta divisão à mesa quanto a pimenta.
Assim como existem os aficionados de carteirinha, que não abrem mão de umas gostinhas ardidas na comida, há os que simplesmente não suportam pimenta e chegam a dizer que ela simplesmente acaba com a harmonia de qualquer prato.
Bom, sem querer estabelecer razão para lado nenhum, primeiro é preciso reconhecer que as pimentas existem no mundo inteiro, de vários tipos, e que se trata de um condimento que faz bem para a saúde.
Há pouco tempo, a revista Saúde, publicou uma grande reportagem explicando como as pimentas são bons aliados no combate à artrite, à má digestão, ao colesterol alto e às doenças circulatórias. Segundo a revista, elas também contribuem na proteçao contra alguns tipos de câncer e têm vitaminas A e C. Ponto para a turma da pimenta!
Agora, também não dá para negar que em determinadas quantidades e preparações, as pimentas contribuem para mascarar o sabor real dos alimentos e podem destruir, pelo menos do ponto de vista imediato, a saúde de algumas pessoas mais sensíveis.
Diante de um curry de carneiro com batatas indiano, por exemplo, ou de um legítimo prato de chilli mexicano, existem pessoas que não só não vão conseguir distinguir o sabor de cada um deles, como ainda vão passar os dias seguintes completamente inutilizadas até para o trabalho.
Existem pimentas tão fortes, que é recomendável usar luvas na hora de manipulá-las na cozinha, porque elas podem queimar a pele.
E a alternativa para quem mesmo assim tiver alguma irritação é passar umas gotas de óleo vegetal sobre o lugar atingido.
Se o estrago é na boca, é bom saber que não adianta tomar água. Isso só vai aumentar a sensação de ardor. O leite, que tem alto teor de gordura, é um antídoto mais eficiente, assim como o iogurte e o sorvete. Aliás, iogurte também é bom para adicionar num prato em que houve exagero, numa tentativa de recuperá-lo para o paladar médio.
Fonte : Revista Veja São Paulo por Fabio Castelo






PIMENTAS DO BRASIL E DO MUNDO !







Ola amigos.. Bem vindos ao blog Brasil Pimentas !



Justificamos tal medida a partir do momento em que nossa comunidade - Pimentas do Brasil e do Mundo e Sementes de Pimentas Pepper - após quase 3 anos de pesquisa foi totalmente deletada do Orkut sem qualquer justificativa relevante por parte da administração de tal site.



Para que tal medida não nos pegue novamente resolvemos postar aqui a maioria dos foruns e fotos de nossa comunidade e de nosso trabalho.



Contamos com a visita e colaboração de todos os nossos amigos.



Prtendemos aqui mostrar tudo sobre pimentas do brasil e do mundo, tanto quanto pimentas e sementes disponíveis.



Proibido postar tópicos de venda a não ser aprovado por nós.



Contamos com voçês !



Obrigado pela Força Galera!